Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE CAMPO GRANDE DETERMINA CORREÇÃO DO FGTS PELO INPC

Juiz destacou que o índice de correção monetária do FGTS deve ser aquele que reflete, de fato, a inflação do período correspondente

há 10 anos

O Juizado Especial Federal de Campo Grande (MS) julgou procedente ação ajuizada por um morador do município e determinou que a Caixa Econômica Federal (CEF) utilize o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) na correção monetária das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo o juiz federal Heraldo Garcia Vitta, sendo um dos direitos dos trabalhadores consagrados constitucionalmente, o FGTS possui status de direito individual, constituindo verdadeiro direito fundamental do trabalhador, de modo que “qualquer lei ou ato administrativo que contrarie a ‘garantia’ do FGTS ao trabalhador será írrita, inconstitucional, pois atinge a essência da Constituição do Brasil, a proteção dos direitos fundamentais (sociais). Por conseguinte, o índice de correção monetária do FGTS deve ser aquele que atende fielmente aos dispositivos constitucionais referidos, vale dizer, o que reflete, de fato, a inflação do período correspondente.”

O magistrado destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 493-0 DF, já havia decidido que a Taxa Referencial de Juros (TR), utilizada pela CEF, não constitui índice de correção monetária, pois não reflete a variação do poder aquisitivo da moeda. “Com a TR ostentando índices quase zerados, desde 2009, os saldos das contas do FGTS acabaram remunerados somente pelos juros anuais de 3%, previstos no artigo 13, da Lei 8.036/90. (...) De acordo com informações oficiais, a partir de 1999, os índices da TR quase sempre ficaram abaixo dos do IPCA, chegando ao final com TR muito próxima de 0%. Isso ocorreu, basicamente, a partir da metodologia iniciada pela Resolução CMN 2.604, de 23.04.99, com efeitos a partir de 01º.06.99. Assim, o artigo 13, da Lei 8.036/90 (os depósitos do FGTS são corrigidos com base na atualização dos saldos dos depósitos de poupança e capitalização de juros de 3% a. A.) não garante a recomposição das perdas inflacionárias”, afirmou na sentença.

Na decisão, o juiz federal aponta que a taxa cobrada no programa habitacional “Minha casa melhor” é de 5% ao ano, e no “Minha casa minha vida’, de 5% a 8,66% ao ano. “Assim, no momento de utilizar o saldo do FGTS (art. 20, V, da L.8.036/90 permite o saque) para financiamento habitacional, o trabalhador sofrerá a triste sina de pagar juros superiores àqueles com os quais a conta do FGTS foi remunerada”, ressaltou.

Por fim, concluiu que a melhor solução para a correção dos saldos do FGTS é a utilização do INPC – índice que corrige salários e benefícios previdenciários: “se o salário mínimo é corrigido por esse índice, o depósito do FGTS também deve sê-lo, por estar, umbilicalmente, ligado àquele”.

A ação recebeu o número 0004104-80.2013.4.03.6201.

Assessoria de Comunicação

Fonte: http://web.trf3.jus.br/noticias/Noticias/Noticia/Exibir/309879

  • Publicações4
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações132
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizado-especial-federal-de-campo-grande-determina-correcao-do-fgts-pelo-inpc/113703243

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Atenção: para consultar o andamento o número correto é 00041048020134036201. continuar lendo