Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

DPU ajuíza Ação Civil Pública em que questiona o índice de correção monetária do FGTS

há 10 anos

Brasília, 03/02/2014 - A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou nesta segunda-feira (3) ação civil pública (ACP) na Justiça Federal do Rio Grande do Sul contra a Caixa Econômica para a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo índice que melhor reflita a inflação a partir de janeiro de 1999. O pedido tem abrangência nacional e parte do entendimento de que a Taxa Referencial (TR), usada atualmente, não repõe as perdas inflacionárias no saldo do FGTS.

A DPU optou pelo ajuizamento da ACP, de caráter coletivo, devido ao número expressivo de trabalhadores que têm buscado a instituição para pleitear a correção dos depósitos de suas contas do FGTS. O objetivo é evitar a multiplicação de milhares de demandas judiciais com mesmo objeto e pedido, que sobrecarregam o Poder Judiciário e também as unidades de atendimento da DPU em todo o país.

Os defensores públicos federais Fernanda Hahn, de Porto Alegre (RS), e Átila Ribeiro Dias, de Salvador (BA), assinam a ação civil pública.

Assessoria de Imprensa

Defensoria Pública da União

Fonte: http://www.dpu.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19741:dpu-ajuiza-ação-civil-publi...

  • Publicações4
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações266
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-ajuiza-acao-civil-publica-em-que-questiona-o-indice-de-correcao-monetaria-do-fgts/112636338

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu imagino que vai acontecer da forma como se deu no caso do empréstimo compulsório dos combustíveis. Naquela época, após o trânsito em julgado de uma ação coletiva de repercussão nacional, o que se deu foi que os interessados ingressavam na justiça já pleiteando a execução da decisão geral, e não precisavam passar, portanto, pela fase de conhecimento.
Bastava juntar no pedido de execução cópia daquela decisão geral e os cálculos relativos ao pedido específico.
Talvez isso venha a acontecer agora. O problema maior será se a ação da DPU for julgada improcedente... daí ficará difícil para as ações individuais.
Veremos. continuar lendo

Será que mesmo estando em São Paulo participo desta ação coletiva, pois tenho direito desta correção. continuar lendo

Sérgio, pelo o que vi na imprensa até agora a abrangência da ação ainda será discutida, mas nada impede que você queira entrar com ação individual com advogado da sua confiança. Espero ter ajudado! continuar lendo

Com certeza vale o empenho de todos nós.É o bem comum de nosso Brasil... continuar lendo

Com toda certeza. Acredito muito nessa causa, é um absurdo a desvalorização sofrida pelo dinheiro dos trabalhadores. continuar lendo

Nessa hora todo mundo quer mostrar serviço............ continuar lendo